blog

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.

Como aprender qualquer coisa: veja 4 passos simples

aprender qualquer coisa

Queremos saber: como aprender qualquer coisa? É sempre bom adquirirmos conhecimento, especialmente sobre coisas que gostamos ou queremos muito aprender. Porém, o processo de aprendizado não é algo simples e muitas vezes desistimos antes mesmo de termos começado a nos aprofundar. Com uma rotina tão corrida como a nossa, fica difícil nos organizarmos para estudar. Porém, o escritor Josh Kaufman pode nos ajudar nisso: ele escreveu o livro ”As primeiras 20 horas: como aprender qualquer coisa… rápido”, que logo chegou a lista dos mais vendidos dos Estados Unidos. Baseado em estudos, ele descobriu que são necessárias 20 horas para nos tornarmos razoavelmente bons em algo, partindo da total incompetência. Assim, se você dividir esse tempo por períodos de 45 minutos, poderá completar as horas dentro de um mês. Muito legal, não é mesmo? Confira agora os 4 pontos fundamentais para aprender qualquer coisa em 20 horas:

 

1 – Desmembre a atividade

aprender qualquer coisa

Grande parte das habilidades são amontoados de conhecimentos juntos e diferentes. Então, use isso a seu favor. Para começar a aprender sobre determinada coisa, divida a mesma em itens. Descubra quais são os fragmentos que compõem a atividade que você quer aprender, para compreender melhor o que você está estudando. Essa dica é semelhante a técnica de resolver problemas matemáticos por etapas. Ao entender os pedaços, fica mais fácil compreender o todo.

 

2 – Aprenda o suficiente para se autocorrigir

aprender qualquer coisa

Ao invés de olhar 30 vídeos seguidos sobre o mesmo assunto, procure escolher 3 ou 4 para aprendê-los por completo, a ponto de conseguir encontrar sozinho onde você está errando. Isso é uma etapa que complementa a anterior: antes, você descobriu os itens que compõe o assunto, agora você irá estudá-los aos poucos. Isso vai evitar que você procrastine ou se perca entre os conteúdos. Se você se sentir sobrecarregado por tantas informações, logo irá desanimar. Não tente aprender tudo no primeiro dia. Ao fracionar o conteúdo, você aprende aos poucos e acompanha seu desempenho.

 

3 – Remover as barreiras para praticar

aprender qualquer coisa

Para aprender qualquer coisa, é muito importante estar focado. Elimine distrações como a televisão, o telefone celular, conversas paralelas, etc. Remova tudo que fique entre você e sua concentração. Se você irá adotar o período de 45 minutos por dia, tenha em mente que esse tempo é exclusivo para a atividade que você está estudando. É um período curto e deve ser bem aproveitado. Desative as notificações do seu telefone e coloque ele em outro cômodo. Resista a tentação de fazer qualquer outra coisa que não seja relacionada ao seu aprendizado.

 

4 – Praticar por pelo menos 20 horas

aprender qualquer coisa

A maioria das pessoas para por causa da chamada ”barreira de frustração”. Ela normalmente nos impede de sentar e fazer o que queremos. Não gostamos de nos sentir incapazes e esse é um sentimento comum em momentos de aprendizado. Ter persistência nesse momento irá te diferenciar das demais pessoas, que não seguem adiante com seus estudos. Após 20 horas, a fase inicial terá ficado para trás e você já terá uma prática razoável.

 

Aprender qualquer coisa é um processo. Não há muitos atalhos ou milagres. A concentração e persistência são indispensáveis nessa construção. Então, comprometa-se com você mesmo e se esforce para cumprir seus deveres. Pense sobre os objetivos que pretende atingir e lembre-se dos motivos pelos quais está fazendo isso. Se você tentar, com certeza irá conseguir!

O que achou dessas dicas para aprender qualquer coisa? O que você está tentando aprender no momento? Comenta com a gente!

Pode interessar também: 7 técnicas para melhorar a concentração