Dormir faz muito bem para nossa saúde física e mental. Esse momento nos ajuda a recuperar nossa energia, trabalhar nossa memória e melhorar outras funções cerebrais. Porém, muitas pessoas têm dificuldade em achar uma boa posição para dormir e acabam se posicionando de mau jeito, acordando com dores musculares e mau humor. Sendo assim, podemos concluir que mais importante que dormir é dormir bem.
Se você não está conseguindo dormir bem e acorda dolorido, confira abaixo dicas para encontrar a melhor posição para dormir e ter uma noite de sono mais relaxante:
1 – Dormir de costas
Bom para: prevenir dores no pescoço e nas costas, reduzir o refluxo.
Ruim para: roncos
Dormir de costas é melhor para sua cabeça, pescoço e espinha manterem uma posição neutra. Você não está forçando curvas em nenhuma parte do seu corpo. É ideal para quem sofre com refluxos pois sua cabeça fica mais elevada e seu estômago estará abaixo do esôfago, assim o ácido ou comida não podem subir. Nessa posição, seu peso é distribuído igualmente pelo esqueleto.
Dormir de costas também previne rugas, pois nada está pressionando seu rosto.
Roncos são mais frequentes e severos quando dormimos de costas. O travesseiro escolhido precisa dar suporte para sua cabeça e pescoço, por isso, opte por um que encaixe bem, que não seja muito baixo ou tão macio que chegue a afundar completamente.
Essa posição requer menos ajustes durante a noite, o que te leva a ter uma noite de sono mais tranquila, fazendo-o acordar mais revigorado. Se você sofre com dores na parte inferior das costas, dormir com a barriga para cima, com um travesseiro sob os joelhos pode resolver seu problema.
2 – Dormir de lado
Bom para: prevenir dores no pescoço e nas costas, melhorar a respiração, reduzir o refluxo, roncar menos, dormir durante a gravidez.
Ruim para: sua pele e dores nos ombros.
Dormir de lado é ótimo para sua saúde no geral – reduz os roncos e mantém sua espinha alongada. Se você sofre com refluxo, essa é a segunda melhor posição. Porém, essa posição pode causar rugas uma vez que o rosto é frequentemente pressionado. Para quem tem problemas respiratórios, dormir de lado abre as vias nasais. Se você está grávida, dormir virada para o lado esquerdo é ideal para o fluxo sanguíneo.
Dormir de lado, em posição fetal, reproduz o movimento natural da sua espinha. Nessa posição, você também alivia a tensão na espinha depois de passar o dia sentada, de pé e sustentando sua cabeça. Essa posição, segundo um estudo realizado em ratos, também diminui os riscos de Alzheimer, Parkinson e outras doenças neurológicas.
Se você está com dor ou tensão em um ombro, evite a posição e veja se o desconforto some. Ainda, experimente também colocar um travesseiro entre os joelhos.
3 – Dormir de bruços
Bom para: diminuir os roncos
Ruim para: evitar dores nas costas e pescoço
Dormir de bruços faz com que seja difícil manter uma posição neutra para a espinha, gerando uma série de desconfortos. Acumula pressão nas juntas e músculos, o que pode irritar os nervos e causar dores e entorpecimento. Nessa posição, seu pescoço fica horas virado para um mesmo lado, o que pode ser muito desconfortável logo na primeira noite ou com o passar dos dias.
Se você gosta muito dessa posição, experimente colocar um travesseiro baixo sob a barriga, para alinhar sua coluna.
Como você pode ver, sua posição para dormir ideal varia de acordo com a forma como você se sente ou com os sintomas que você apresenta no dia seguinte. É muito importante que você avalie seu travesseiro e colchão com frequência. Se eles estão deformados, é hora de trocar. Passamos muitas horas da nossa vida dormindo, é necessário dar importância para nosso conforto nesse momento. Agora que você já sabe tudo isso, suas noites de sono ficarão melhores!
Qual posição para dormir você usa? Você acorda com muitas dores? Comenta com a gente!
Pode interessar também: Como aprender qualquer coisa: veja 4 passos simples