blog

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.

Saiba como o açúcar age no nosso organismo

açucar-1

 

açucar-1

Difícil não ceder ao açúcar quando ele aparece na nossa frente. Muitos não conseguem resistir a um docinho e acabamos por consumir muito mais açúcar do que o recomendado. Não tem como negar que doces são uma delícia, mas você sabe como o açúcar age no nosso organismo após ser consumido? É comum fazermos o uso de algo diariamente sem saber os reais efeitos que isto tem no nosso corpo. Se você também ficou curioso para saber mais a respeito disso, confira:

O que é o açúcar

açúcar-2

Antes de falarmos um pouco mais sobre como o açúcar age no organismo, que tal descobrir mais sobre este condimento?

Na realidade, açúcar é um nome genérico para uma classe de carboidratos, como a glicose, a frutose e a sacarose. A lactose, dextrose, maltose e o amido também são outras formas de açúcar. Elementos que são diariamente encontrados nas comidas e bebidas mais comuns do nosso cardápio.

Se ele já está presente em grande parte das coisas que ingerimos, imagine a dose extra que acompanha um belo pedaço de bolo ou doces industrializados. Mas calma, comer um doce de vez em quando não vai lhe causar grandes problemas, o importante é cuidar para não perder o controle.

O açúcar no organismo

açúcar-3

Assim que colocamos a substância na boca, os receptores sensoriais que detectam os sabores doces são ativados e enviam um sinal para o seu córtex cerebral. Por sua vez, o córtex ativa o sistema de recompensas do cérebro por meio de diversas reações químicas e elétricas, aumentando seus níveis de dopamina e levantando o questionando subconsciente: devo fazer isso novamente? A resposta dessa pergunta você já deve conhecer.

A ativação em excesso desse sistema de recompensas dará início a uma série de eventos desagradáveis, como a perda de controle, insatisfação, desejos e, por fim, mais tolerância as doses de açúcar.

Enquanto isso, os receptores de açúcar do seu estômago e intestino enviam sinais para o cérebro, indicando que está satisfeito e também informando que o corpo precisa produzir mais insulina para regular os níveis de açúcar no seu sangue.

A insulina fortalece conexões sinápticas entre as células do cérebro, fazendo com que elas se comuniquem melhor e formem memórias mais fortes. Quando consumimos açúcar, os níveis de insulina diminuem, fazendo com que nossa cognição (a capacidade de aprender) seja prejudicada.

Aos poucos, conforme você aumenta as doses, a sua tolerância ao açúcar vai crescendo e seu nível de satisfação irá exigir cada vez mais quantidades desse elemento. Sendo assim, o que você realmente precisa controlar é a quantidade de overdose diárias de doces, como sorvetes, caldas, bolos e industrializados.

Açúcar no dia-a-dia

açúcar-4

Por mais que você esteja fugindo dos doces, sabia que cerca de 74% dos produtos embalados no supermercado possuem açúcar? O consumo de açúcar recomendado pela Organização Mundial da Saúde é de 5% da ingestão calórica diária, porém, foi constatado que uma dieta americana típica é composto por 13% de calorias provenientes do açúcar (https://www.health.harvard.edu/blog/eating-too-much-added-sugar-increases-the-risk-of-dying-with-heart-disease-201402067021). Para não abusar da ingestão dessa substância, conheça os produtos que você está comprando e procure sempre se alimentar de forma mais natural.

Como vocês podem ver, o açúcar vai muito além de apenas ganhar uns quilos extras. O consumo exagerado pode afetar seu cérebro e suas capacidades cognitivas, além de prejudicar sua saúde e aumentar o risco de desenvolver doenças. Agora que você compreende como o açúcar atua no seu corpo, vai poder consumir alimentos e sobremesas de forma mais consciente!

Gostou dessa informação? Você consome muito açúcar? Comente com a gente!

Pode interessar também: Chocolate: 5 efeitos químicos no nosso corpo e mente que você precisa saber