blog

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.

Conheça 3 mistérios que a física ainda não desvendou

Mistérios que a física ainda não desvendou

Costuma-se brincar que “os químicos têm todas as soluções, enquanto os físicos têm todas as perguntas”. Embora existam mistérios que a física ainda não desvendou, é verdade que os físicos estão sempre questionando o mundo e obtendo, sim,  soluções.

Também é verídico que esses questionamentos nos trouxeram muitas respostas. É graças a elas que hoje sabemos muitas coisas que no passado não sabíamos.

Entretanto, por mais que os cientistas se esforcem, existem alguns mistérios que ainda não têm respostas. Por isso, algumas teorias foram estabelecidas para tentar explicá-los, mesmo nunca tendo sido comprovadas. 

Ficou curioso? Então continue lendo e conheça 3 mistérios que a física ainda não desvendou: 

O destino do Universo

Você mesmo já deve ter se perguntado qual é o destino do Universo e para onde vamos. Os cientistas se questionam “estamos em expansão?”, “o universo terá fim?”.

Bom, uma das teorias para responder a essa pergunta é que o destino do universo dependeria de uma variável, cujo o valor é desconhecido: a medida da densidade de matéria e energia que há no espaço.

Se considerarmos esse fator sendo maior que a unidade, então o Universo seria uma esfera. Se não houvesse energia escura, o Universo deixaria de se expandir e iria se contrair, entrando em colapso. 

No entanto, essa energia escura existe, portanto os cientistas acreditam que o Universo continuará a se expandir infinitamente.

A entropia

A entropia pode ser definida de forma simples como a quantidade de desordem de um sistema (nesse caso, a desordem das partículas do Universo).

Ela explica porque, teoricamente, o tempo sempre anda para frente. O universo sempre tende a se deslocar de uma baixa entropia para uma alta entropia.

Esse movimento é irreversível, mas fez os físicos e cientistas se questionarem outra coisa: por que, em seu início, o universo era tão organizado?

Outras teorias confirmaram que, no início do Universo, existia uma enorme quantidade de energia acumulada em um espaço reduzido.

Sendo assim, por que então a entropia (desordem) era tão baixa na origem do Universo? 

Os cientistas ainda não encontraram resposta para isso.

Os universos paralelos

Unversos paralelo

Quem garante que o Universo que habitamos é o único que existe? Bom, os físicos é que não. Afinal, esse é mais um dos mistérios que a física ainda não desvendou. 

Aliás, as leis da física quântica dizem que a configuração das partículas dentro de cada espaço é finita e que essa configuração deve, necessariamente, se repetir. Isto implicaria em uma infinidade de Universos paralelos.

Muitos cientistas, inclusive, defendem que o que chamamos de Universo seja apenas um entre outros tantos infinitos espaços. 

Muita coisa para refletir e pensar, não é mesmo? A verdade é que existem muitos mistérios que a física e a ciência ainda não são capazes de desvendar.

E talvez nunca serão. O importante é não enlouquecer por causa de respostas que não temos, afinal, nem tudo na vida precisa de uma resposta exata. 

Qual dos mistérios que a física ainda não desvendou te deixou mais intrigado? E quais as suas teorias? Conta pra gente!

 

Pode interessar também: 3 experimentos de Darwin que você precisa conhecer