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Conheça 5 dicas para ser produtivo em home office

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Trabalhar em home office tem se tornado a realidade de muitas pessoas. Esse modo de trabalho traz inúmeros benefícios, como a economia de tempo e de dinheiro gastos no deslocamento até a empresa, por exemplo. 

Além disso, na maioria dos casos trabalhar em home office oferece uma maior flexibilidade de horário, o que impacta também na qualidade de vida, que passa a ser melhor. 

Apesar dos benefícios, há quem tenha “medo” dessa modalidade. Afinal, como resistir às tentações da sua própria casa (TV, cama quentinha, família…) durante o expediente?

Como ser produtivo trabalhando em home office? Se você é novo nessa modalidade, ou ainda, se já trabalha há algum tempo em home office, mas gostaria de turbinar o seu desempenho, então esse artigo é para você. 

Continue lendo e veja 5 dicas para ser produtivo em home office:

1. Defina um local de trabalho

A primeira dica para trabalhar em home office é que você defina qual será o seu local de trabalho. 

Isso é extremamente importante, afinal, uma vez delimitado o ambiente profissional dentro de casa, você estará deixando claro para os demais moradores que, enquanto estiver naquele local, estará trabalhando. Ou seja, não deverá ser interrompido por bobagens, evitando distrações. 

Evitar barulho e esse tipo de distrações são um dos pontos principais para manter a concentração e ser produtivo.

É por isso, também, que para definir o local de trabalho, você deverá optar pelo ambiente mais silencioso (e que lembre, de fato, um escritório) da casa. 

Além de silencioso, é importante que o cômodo seja confortável e tenha tudo o que você precisa: mesa, cadeira, computador, iluminação, etc. Procure seguir conceitos ergonômicos ao escolher a sua cadeira. 

Existem adaptadores de notebook para deixá-lo na altura correta, tornando o seu uso ergonomicamente correto. Pode parecer bobagem, mas não é. Você não quer estar com a coluna comprometida e indisposto em um dia de home office, não é mesmo?

2. Crie um ritual que simbolize o início e o fim do expediente

A primeira dica para trabalhar em home office é que você defina qual será o seu horário de trabalho. É comum que pessoas que trabalham em home office tenham mais dificuldade em iniciar e finalizar o trabalho. 

Quando se trabalha fora, o próprio fluxo de pessoas indo embora no fim do expediente é um marco de que a jornada de trabalho chegou ao fim naquele dia e que está na hora de ir para casa. 

O mesmo vale para o início do trabalho. A chegada e saída das pessoas do ambiente simboliza o início e o fim do expediente.

O simples fato de você ter que sair de casa e se locomover até o seu trabalho já serve como um aviso para o seu cérebro: “Ok, início de expediente, estamos indo trabalhar”. Da mesma forma, quando você se desloca na volta e chega em casa, sabe que o serviço acabou e que é hora do lazer, de relaxar. 

Por isso, a dica é que em home office você crie o seu próprio ritual que simbolize tanto o início, quanto o fim do expediente. Você pode definir que o marco para iniciar o trabalho seja tomar uma xícara de café ou então encher sua garrafinha de água, por exemplo. 

Para encerrar o dia de trabalho, o ritual pode ser dar uma caminhada, uma corrida… ou tomar um banho. Você quem sabe! 

Respeitar esses prazos e definições ajuda muito a aumentar o foco e a produtividade em home office. Após definir o seu ritual, siga-o à risca. Para o home office funcionar e ser produtivo, é necessário organização e disciplina. 

3. Deixe claro que você está trabalhando

Esse tópico vale principalmente para aqueles que não moram sozinhos. Como dito anteriormente, é importantíssimo deixar claro para os outros moradores da casa que você está em horário de trabalho e, portanto, tem prazos e metas a cumprir. 

Se mesmo assim você sentir que está sendo interrompido, uma dica de ouro é colocar os fones de ouvido: mesmo que você não esteja escutando nada, acredite, faz efeito.

Se você mora sozinho, então o trabalho vai ser um pouco menor, afinal, o seu único “inimigo” será você mesmo. Procure desativar as notificações do seu celular, a menos que esteja usando-o para trabalho. 

Caso receba ligações de amigos e familiares que não sejam urgentes e que não estejam relacionadas ao trabalho, educadamente diga que irá retornar ou peça que te liguem mais tarde, fora do horário de expediente. Isso tudo tira o foco e faz com que sua produtividade caia em home office.

Além disso, muito provavelmente, se você estivesse em um ambiente corporativo com outras pessoas, não iria ficar “tricotando” pelo celular na frente do seu chefe e dos seus colegas de trabalho, certo?

4. Faça uma lista de tarefas

Fazer uma lista de tarefas é importante para que você possa mapear quais são as suas tarefas mais urgentes e importantes e quais são aquelas que podem esperar um pouco. Você também pode definir mais ou menos quanto tempo levará para fazer cada tarefa e, assim, quanto consegue fazer num dia. 

Ter essa listinha sempre a vista fará com que você não perca os prazos, além de ajudar na organização. A sensação de ir riscando os itens da lista também é motivadora. 

Um dos maiores desafios para quem trabalha em home office é não se perder nas tentações que existem por estar em casa. Para que você não se disperse, uma boa dica é pegar a sua lista e agrupar as tarefas por “blocos” de urgência. Feito isso, se desligue de todas as suas fontes de dispersão (TV, rede social, email…) e decida manter o foco ininterrupto por 1 ou 2 horas. 

Nesse período de tempo, se comprometa a finalizar aquelas tarefas. Passadas as 1 ou 2 horas, você pode fazer um intervalinho. Com esse método, você verá que é incrível o quanto consegue render quando fica 100% focado e o quanto você produz muito mais em pouco tempo. 

Você pode adaptar essa técnica, estipulando outros períodos de tempo, como meia hora, por exemplo. Adeque a sua realidade e ao seu trabalho. 

5. Evite usar pijama e trajes desleixados

Trabalhar de pijama pode ser um grande tiro no pé. Isso porque o pijama condiciona o cérebro a diminuir o ritmo das atividades e, consequentemente, você fica menos produtivo.

Home office e roupas desleixadas não combinam. Por mais que você esteja em casa e queira se dar ao luxo de ficar super confortável, você não precisa ficar mal vestido para isso. 

Você pode e deve sim optar por uma roupa aconchegante. No entanto, ela deve ser apresentável. Lembre-se de que você está em horário de trabalho e, inclusive, pode ser que precise fazer uma reunião via Skype ou vídeo chamada. 

Passar o dia inteiro mal vestido ou de pijama não é nada benéfico para sua produtividade, muito pelo o contrário. Isso mexe com o psicológico: você deve sentir que está trabalhando, que está em um local de trabalho… e suas roupas precisam refletir isso!

Aliás, colocar roupa “de trabalho” pode fazer parte do seu ritual de início de expediente, conforme comentamos em um dos tópicos anteriores. Experimente trabalhar com roupas confortáveis – porém apresentáveis – e veja a diferença que fará na sua produtividade.

Enfim, essas foram as nossas dicas para te ajudar a ser mais produtivo(a) em home office. Lembre-se, trabalhar em casa é bom, mas exige alguns cuidados, muita disciplina e organização. 

Faça o melhor com o que você tiver disponível. Defina qual será o seu ambiente de trabalho, vista-se bem, desligue-se do mundo “lá fora”, tome o seu café ou a sua água, coloque os fones de ouvido e bora trabalhar e ser produtivo!

Você se dá ou daria bem trabalhando em home office? Qual é a sua dica para trabalhar em casa? Conta pra gente nos comentários!

 

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