De forma geral, sabemos que existem muitos produtos químicos perigosos que agridem não somente a nós, mas também o ambiente no qual vivemos.
Mas afinal, que produtos seriam esses? Existem diversos produtos químicos com os quais lidamos diariamente, mas, mesmo lendo os rótulos, não podemos ter certeza se aquilo nos fará mal ou não.
Aqui, vamos conferir uma lista com as 10 substâncias mais perigosas do mundo. Felizmente, não utilizamos nenhuma delas no nosso cotidiano.
Brometo de Etídio
É um corante utilizado para colorir o DNA, assim ele não fica invisível quando imerso nas concentrações usadas em análises.
O único problema é que este produto químico é altamente cancerígeno. Ele causa quebras no DNA que podem fazer surgirem mutações. Além disso, é preciso utilizar luz UV para visualizá-lo, que também pode causar câncer.
A boa notícia é que existem outros produtos químicos mais seguros para marcar o DNA.
Organocádmios
O cádmio possui nível de toxicidade próximo ao mercúrio. Quando entra em contato com a pele, queima e causa problema nos olhos. Além disso, contamina o meio ambiente de forma cumulativa.
Ele é inflamável nas formas líquida e gasosa, e apenas uma exposição ao ar é suficiente para vê-lo queimar. Ele é usado na fabricação de pilhas.
VX
O VX é tão perigoso quanto seu nome é complexo. Chamado oficialmente de etil S-2-diisopropilaminoetilmetilfosfonotiolato, este gás asfixiante é 300 vezes mais forte que o fosgênio.
Não tem cheiro nem gosto. Quando está líquido e entra em contato com a pele ou olhos da pessoa, é necessário apenas algumas horas para ter efeito letal. Sua forma gasosa age ainda mais rapidamente.
Felizmente essa substância só é usada em armas químicas e passa longe dos produtos que usamos no dia-a-dia.
Cianeto
Na forma de gás, é incolor e tem um típico odor amargo, porém não é seguro cheirá-lo. Após ser intoxicado por cianeto, o indivíduo pode ter diversas complicações no coração e na respiração, podendo levar à morte.
Quando isso acontece, o corpo da pessoa fica rosado devido às reações do componente no organismo. Apesar disso, eles são utilizados em agrotóxicos e na fabricação de produtos.
Quando ingerido propositalmente, principalmente na sua forma sólida, seu efeito é instantâneo: apenas uma miligrama é suficiente para matar um adulto. Foi muito utilizado na Segunda Guerra Mundial e também para suicídios.
Batracotoxina
Este veneno é encontrado nos sapos do gênero Phyllobates.
Ele é liberado pelas suas costas, não tem cor e é tão letal que uma quantidade equivalente a dois grãos de sal pode ser suficiente para matar um adulto.
Essa toxina só é liberada quando o sapo se sente ameaçado ou com dor.
Plutônio
É utilizado para produzir bombas atômicas e gerar energia nuclear. Ele é extremamente tóxico por conta de sua radioatividade.
Ele não é encontrado na natureza e foi feito em 1940 através de um bombardeio nuclear. Danifica muito o meio-ambiente quando entra em contato e é letal para o ser humano.
Arsênio
O Arsênio, assim como todos os elementos dessa lista, é tóxico para qualquer pessoa. Séculos atrás era uma forma muito comum de envenenamento, visto que a morte é silenciosa, rápida e não deixava rastros.
Hoje, com o avanço da medicina, qualquer autópsia identifica facilmente o elemento no corpo humano. Ainda assim é bastante utilizado.
Dimetil mercúrio
Um líquido incolor e inflamável, é uma das mais poderosas neurotoxinas já descobertas. Para se ter noção do quanto é perigoso, doses mínimas, de 0,001ml, já podem ser fatais.
Em 1996 uma pesquisadora estava lidando com o dimetil mercúrio quando duas gotas deste caíram em sua mão e atravessaram a luva de látex. Ela não percebeu no momento, porém morreu 6 meses depois pela toxicidade do elemento.
Trifluoreto de cloro
Um gás incolor venenoso e extremamente corrosivo, tanto que não pode ser armazenado em vidros. A única forma que pode ser segura para armazená-lo é um recipiente de metal tratado com flúor, onde o trifluoreto de cloro não consegue reagir.
Alguns anos atrás houve um acidente onde 900 kg da substância derreteram 30 cm de concreto e 1 m de cascalho abaixo.
Ácido fluorídrico
É relativamente fraco e não queima rapidamente. É perigoso para quem não presta muita atenção, pois o ácido pode entrar no seu corpo imperceptivelmente.
Ele pode causar a morte dos seus ossos por reagir com o cálcio, assim como acabar com a sua função cardíaca. Ele mata lentamente e necessita tratamento imediato.
A nossa lista de produtos químicos perigosos termina por aqui, mas com certeza existem outros elementos muito perigosos no mundo.
Alguns alimentos, inclusive, contêm substâncias que se acumulam o nosso corpo e causam doenças a longo prazo. Por isso, todo o cuidado com as substâncias com as quais entramos em contato é pouco.
A química está sempre presente na nossa vida, então o melhor é estar atento aos perigos.